segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Peso Ideal

Peso Ideal - Somente a balança não serve para analisar corretamente o peso ideal as diferenças individuais são muito grandes.

Quando pensamos em peso ideal logo vem à cabeça uma pessoa magra e leve, então aparece a tendência de fixar a atenção somente na balança. Cuidar do peso pode ajudar porem está longe de ser a forma mais indicada de saber se estamos no peso dito como ideal. Um indivíduo pode ter 100 kg de peso e estar perfeitamente dentro do peso ideal, enquanto outro com 70 kg está muito acima do peso com a mesma altura do outro. Isso porque aquele com 100kg tem mais massa magra (muscular e óssea) do que o outro que tem mais peso gordo.
Para realmente saber se todas as proporções estão em sintonia, é necessária uma avaliação. Através do IMC podemos calcular isso.
O IMC
é o índice de massa corporal ou seja, é um índice, aproximado, do grau de obesidade
de um adulto.
Mede a relação entre peso e altura, expressa pela seguinte formula
É o índice de massa corporal ou seja, é um índice, aproximado, do grau de obesidade de um adulto. Mede a relação entre peso e altura, expressa pela seguinte formula.

Calcula-se o IMC 
dividindo o peso pela altura ao quadrado:

IMC = PESO/ALTURA 2

Em geral o IMC é capaz de distinguir uma pessoa saudável de um uma outra acima do peso. Por isso, não deixe de calcular o seu IMC. 
Na tabela abaixo é possível visualizar os valores do IMC:
*Para as crianças e jovens a determinação do IMC não deve ser feita da mesma forma que um adulto. Porquê? Porque as crianças e jovens estão num processo dinâmico de crescimento. Para estes, devemos utilizar as tabelas de referência. 
Assim, para valores de IMC iguais ou superiores ao percentil 85 e inferiores ao percentil 95 –pré-obesidade, para valores superiores aopercentil 95 –obesidade.


MELHOR EXPLICAÇÃO:


A Organização Mundial de Saúde usa um critério simples:



Condição
IMC em adultos
abaixo do peso
abaixo de 18,5
no peso normal
entre 18,5 e 25
acima do peso
entre 25 e 30
obeso
acima de 30
A vantagem do sistema da Organização Mundial de Saúde é que ele é simples, com números redondos e fáceis de utilizar.

Há outros critérios mais detalhados. Os resultados da NHANES II survey (National Health and Nutrition Examination Survey), uma pesquisa realizada nos Estados Unidos entre 1976-1980, indicaram a adoção dos seguintes critérios:



Condição
IMC em Mulheres
IMC em Homens
abaixo do peso
< 19,1
< 20,7
no peso normal
19,1 - 25,8
20,7 - 26,4
marginalmente acima do peso
25,8 - 27,3
26,4 - 27,8
acima do peso ideal
27,3 - 32,3
27,8 - 31,1
obeso
> 32,3
> 31,1

:D

Nenhum comentário:

Postar um comentário