segunda-feira, 16 de maio de 2011

Saúde na Folia


Saúde na Folia 


   Alimentação e hidratação para pular carnaval 

Foto: Open Download.Durante o Carnaval, o ritmo de festa é frenético. Geralmente, os foliões passam boa parte do dia na rua, em shows, blocos caricatos ou aproveitando a época para curtir passeios em meio à natureza. Por conta disso, é fundamental não esquecer de alimentar-se bem e beber bastante água, conforme lembra a nutricionista do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Maria Amélia Lins (HMAL), da Rede Fhemig, Luciana Barçante. A nutróloga aconselha que os foliões usem roupas leves que permitam a transpiração, além da hidratação e uma alimentação mais natural.
"As refeições devem ser leves, variadas e coloridas, é preciso comer frutas e vegetais inteiros, pois os mesmos contém alta porcentagem de fibras e água que podem prover a hidratação durante o dia. Sempre deve haver um equilíbrio na quantidade suficiente para atender o organismo nas suas necessidades e qualidade dos alimentos. É recomendado evitar frituras (hipercalóricos), ir devagar com o sal porque retém líquidos, além de evitar salgadinhos e sanduíches e as preparações que contém a maionese industrial ou caseira que podem levar o folião a intoxicações alimentares", orienta Luciana Barçante.
No último Carnaval, a jornalista Flávia Pereira da Silva, 23 anos, passou várias horas sem se alimentar e sem se hidratar. "Infelizmente tenho o hábito de não beber água durante o dia. E no Carnaval é pior porque você fica o dia todo debaixo de sol quente, aproveitando e não bebe água, não come direito. Só fica bebendo refrigerante. Só bebo água quando eu tenho muita sede mesmo, fora isso, não bebo. Nunca tive dores. Mas morro de medo de desenvolver alguma complicação porque às vezes, minha urina fica escura por não beber água. E isso tem me preocupado ainda mais que meu pai, meu tio, meu irmão já tiveram problemas relacionados aos rins. Eu fico preocupada mas não mudo de atitude. Continuo bebendo pouca água", revela.
A nutricionista Luciana Barçante explica que as pessoas que ficam várias horas sem se alimentar e hidratar correm sérios riscos. "A baixa ingestão de líquidos leva a desidratação, aumento da sede, redução da urina, aumento da fadiga e língua ou boca seca. O folião deverá evitar a desidratação através da ingestão de líquidos (água), e evitar o calor excessivo. Caso o folião se encontra desidratado, deve-se administrar o soro caseiro ou industrializado a fim de recuperar o líquido e os sais minerais perdidos”. Ainda, a nutricionista, comenta que a hidratação é de suma importância, pois a ingestão de água do organismo deve ser sempre uma prioridade, cujo hábito deve ser evitado durante as principais refeições como almoço e jantar. “A água melhora o funcionamento do intestino, repõe a perda de líquidos dos músculos e outros tecidos, e ajuda a eliminar a gordura (desintoxica). Devem ser ingeridos no mínimo oito copos diários de água”.

Dicas para um Carnaval saudável:

  •  O folião não irá exagerar no restante do dia se comer bem durante o café da manhã. Realize de quatro a seis refeições diárias, sempre atendendo as necessidades dos macro e micronutrientes. Além disso, faça um prato colorido na hora do almoço , variando as vitaminas e os minerais ingeridas.
  • A alimentação deve ser feita de três em três horas, perfazendo um total de quatro a seis refeições diárias fracionando-as bem, procurando alimentar se mesmo se estiver sem apetite. Quando o folião pula uma das refeições vai querer compensar na próxima refeição. Não fique muito tempo sem se alimentar para que seu metabolismo possa funcionar com mais eficiência.
  • O folião deve ter sempre na bolsa uma barra de cereal ou biscoito integral. Ou seja, um lanche rápido e fácil de guardar para ser feito nos intervalos das refeições na folia de carnval.
  • É preciso ficar atento ao local do armazenamento dos alimentos, leia os rótulos dos alimentos, observem o prazo de validade nas embalagens, evitar alimentos muito manipulados, evite alimentos perecíveis ao calor, a quantidade de gordura e conservantes,  esses fatores podem desencadear  no folião a intoxicação alimentar e seus efeitos.
  • As frutas que contém água podem prover a hidratação durante o dia. Por exemplo: melancia, laranja, tangerina, acerola, manga, melão, abacaxi, etc.
  • Bebidas alcoólicas, quando tomadas de estômago vazio, são irritantes da mucosa do estômago e causam desconforto desnecessário. Não beba em excesso ou de estômago vazio. 
  • A ressaca está associada à desidratação e à gastrite alcoólica aguda. Além disso, bebidas alcoólicas fornecem calorias, sete calorias por grama (calorias vazias), mas não nutrientes. Beber engorda e causa outros tipos de problemas, além de dificultar a queima calórica.



fonte:http://www.portalminassaude.com.br/
autor: Comunicação Minas Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário